UOL


São Paulo, terça-feira, 18 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BCs europeus temem recessão com conflito

DA REDAÇÃO

Uma segunda guerra do Golfo pode detonar uma recessão na zona do euro, disseram autoridades européias ontem.
Os bancos centrais da Alemanha e da Itália avisaram que a economia global está sendo prejudicada pela tensão. A advertência foi feita também pela Comissão Européia. Segundo o órgão, se os preços do petróleo continuarem elevados por muito tempo, a economia dos países da União Européia pode sofrer danos sérios.
"Uma estagnação ou mesmo uma recessão na zona do euro [em caso de guerra" não podem ser excluídas", disse a comissão, em nota divulgada ontem.
A comissão diminuiu para 1% sua estimativa de crescimento para a região em 2003 -contra uma estimativa de 1,8% em novembro- e diz que uma recuperação no próximo ano depende das incertezas sobre o Iraque.
O Bundesbank (banco central alemão) disse ontem, em seu relatório mensal, que as tensões estavam fazendo uma pressão grande e o banco central da Itália afirmou que um conflito prolongado "atingiria duramente o mundo industrial".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bancos não garantem mais petróleo iraquiano
Próximo Texto: Brasil já prepara plano para gasolina
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.