São Paulo, sexta-feira, 18 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADULTERAÇÃO

Em SP, 7,9% da gasolina não corresponde a padrão da ANP

DA FOLHA ONLINE

O índice de gasolina em não-conformidade com as especificações da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) na cidade de SP é de 7,9%, mais que o dobro da média nacional, de 3,4%, diz a agência. A informação é baseada nas 1.215 amostras de gasolina coletadas pela agência na capital paulista entre fevereiro e abril. Do total, 97 apresentaram irregularidades. A mais comum, segundo a ANP, é a adição de álcool além do permitido (23%) e a mistura de outras substâncias químicas.
Em relação aos outros combustíveis analisados -diesel e álcool-, a média nacional de não-conformidade em abril foi de 1,7% e 2,7%, respectivamente. Na cidade de SP, a média tanto para o diesel quanto para o álcool é de 1,5%.
Para ampliar a fiscalização e reduzir os percentuais, principalmente em relação à gasolina, a prefeitura de SP, a ANP e a Polícia Civil do Estado firmaram ontem acordo para combater adulteração de combustíveis, sonegação fiscal e outras irregularidades. A idéia é ampliar a periodicidade da fiscalização. "O ideal seria que cada posto fosse fiscalizado a cada três ou quatro meses", disse o prefeito Gilberto Kassab.
Segundo o secretário de Habitação de SP, Orlando Pereira, o acordo prevê a criação de um grupo de trabalho com engenheiros do Contru e auditores da ANP.
(MÁRCIO RODRIGUES)


Texto Anterior: Gás: Bolívia contraria Petrobras e rejeita assinar antes contratos
Próximo Texto: Combustível: BR Distribuidora oferece à Vale diesel especial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.