São Paulo, terça-feira, 18 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Contrabando e tráfico são mais comuns

DO ENVIADO A SANTOS (SP)

Os crimes mais comuns no porto de Santos, de acordo com os registros da Polícia Federal, são o tráfico de drogas e o contrabando.
Por dia, circulam, entrando e saindo dos terminais, cerca de 5.000 contêineres. Por ano, a movimentação de carga supera 80 milhões de toneladas. Em 2008, foram exatas 81.058.492 toneladas movimentadas no porto.
Em 2005, a Polícia Federal fez uma apreensão recorde de cocaína no porto: cerca de 1.500 tonelada. O carregamento estava misturado a sacos de carvão vegetal, divididos em dois contêineres. Veio da Colômbia e seguiria para Portugal, de onde seria distribuída para o resto da Europa.
Em maio deste ano, policiais federais encontraram 54 kg da droga em um contêiner, ainda em terminal terrestre. A cocaína estava escondida em meio a dez toneladas de pisos cerâmicos. Seguiria para a Nigéria, embarcada, de acordo com a investigação policial.
Entre os meses de janeiro e abril deste ano, a Polícia Federal apreendeu no porto de Santos cerca de R$ 122 milhões em mercadorias piratas, a maior parte delas trazidas de navios originários de países da Ásia, com documentação falsa e declaração de valor considerada bem abaixo do oficial. (ST)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Golpe era considerado uma "lenda urbana"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.