São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IBM lidera dia de alta em Wall Street

DA REDAÇÃO

Bons números de empresas como a gigante do setor de informática IBM injetaram entusiasmo nos investidores, e a Bolsas norte-americanas fecharam com altas significativas. As outras grandes Bolsas mundiais seguiram a tendência. Nos últimos seis pregões, o índice Dow Jones, que na semana passada tinha caído ao menor patamar em cinco anos, teve alta em cinco.
"O investimento está voltando", disse Anthony Iuliano, diretor para ações da corretora Glenmede Trust. "Há bons resultados, e o sentimento está mudando."
Depois de cair 2,66% anteontem, o índice Dow Jones ganhou 2,97%. A Nasdaq, Bolsa de empresas tecnológicas, subiu 3,24%. O índice Standard & Poor's 500 teve alta de 2,23%.
Outra empresa que ajudou a melhorar o humor de Wall Street foi a Kodak, que informou que seus resultados deverão ficar dentro do previsto. A finlandesa Nokia, maior fabricante mundial de celulares, surpreendeu ao relatar vendas acima do esperado e também influenciou os negócios.

Perdas e danos
Atualmente é a temporada de publicação de resultados do terceiro trimestre e de divulgação de expectativas para os últimos três meses do ano. No mês passado, havia uma forte especulação de que os resultados seriam decepcionantes, o que derrubou os mercados norte-americanos aos níveis mais baixos em mais de cinco anos.
Mas, ao contrário das expectativas, os balanços têm sido positivos. Até o momento, 173 empresas, entre as 500 do índice S&P, divulgaram seus balanços, sendo que 61% apresentaram números melhores do que os antecipados pelos analistas de Wall Street. Cerca de 9% das companhias apresentaram resultados abaixo do esperado -menos do que a média histórica de 13%.
Entre as 30 empresas que compõem o índice Dow Jones, a IBM registrou a maior alta, com valorização de 11%. A companhia, uma das maiores do combalido setor de alta tecnologia, apresentou resultados acima das previsões dos analistas.
"É reconfortante que alguém esteja se dando bem no mercado", afirmou Charles White, presidente da corretora Avatar Associates. "Foi um alívio ver que a IBM está indo bem."
As ações da Advanced Micro Devices subiram 24% depois que a companhia anunciou que deverá vender 20% mais no último trimestre. A empresa é a principal concorrente da Intel no mercado de chips para computadores. Anteontem, por causa de resultados ruins, as ações da Intel haviam despencado 18%, mas ontem ganharam 5%.
"A confiança está voltando ao mercado. Os escândalos contábeis ficaram para trás, os bancos têm divulgado resultados melhores do que se previa e, aos poucos, os balanços estão sendo depurados", afirmou Jason Graybill, diretor da consultoria Abner, Herrman & Brock Asset Management.

Europa
As Bolsas européias, que haviam caído anteontem, também fecharam em alta ontem. A Bolsa de Frankfurt foi a que mais subiu, com ganho de 5,43%. Londres encerrou com valorização de 2,78%, e Paris ganhou 3,76%.
"Há preços atrativos no mercado, se pensarmos no longo prazo", disse Darren Winder, estrategista do Warburg.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Política e pechinchas levam Bovespa à maior alta do ano
Próximo Texto: Para Armínio, é difícil medir otimismo nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.