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ENERGIA
Bandeirante quer aumento de tarifa de 23,49%; se concedido, será o maior do ano e leva em conta a variação da moeda
Distribuidora usa dólar para reajustar luz
HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A alta do dólar poderá provocar
reajustes maiores na conta de
energia elétrica neste ano. A Bandeirante Energia, distribuidora
que atende a 1,12 milhão de consumidores no Estado de São Paulo, pediu à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para aumentar em 23,49% a tarifa.
A Piratininga, que atende a outro 1,02 milhão de consumidores
no Estado, quer reajustar a tarifa
em 21,93%. Se autorizados pela
agência, serão os maiores aumentos de 2002.
O maior reajuste concedido até
agora, de 19,68%, beneficiou a
Cooperativa Aliança, que atende a
23 mil consumidores de três municípios catarinenses.
A Folha apurou que o dólar será
responsável por aproximadamente 50% do índice a ser concedido pela Aneel às empresas.
Os reajustes da Bandeirante e da
Piratininga terão percentuais
iguais, serão anunciados nos próximos dias pela Aneel e devem entrar em vigor na quarta-feira. No
ano passado, a Bandeirante pediu
aumento de 20,81% e a agência reguladora concedeu 19,43%.
Até o final do ano, o dólar deve
afetar o reajuste das distribuidoras Cerj (RJ) e Light (RJ), que têm
aumento marcado para novembro e dezembro, respectivamente.
Dólar
Além de ter se valorizado em relação ao real, o dólar está pesando
mais na conta de luz neste ano
porque o governo modificou, em
setembro de 2001, a forma de repassar o dólar para as tarifas.
Atendendo a pedido das empresas, o governo criou uma espécie
de conta de compensação por
meio da qual toda a perda das empresas com desvalorização é repassada para o consumidor.
Antes, as empresas só conseguiam repassar parte da alta do
dólar. Isso acontecia porque a
Aneel levava em conta apenas a
cotação entre as datas do reajuste,
e não durante todo o período.
As modificações feitas pelo governo permitem que os custos
chamados "não-gerenciáveis"
-entre eles os custos em dólar-
sejam repassados integralmente
para o consumidor.
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