São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro anuncia novas disputas todos os anos

DA SUCURSAL DO RIO

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou que haverá, anualmente, novas rodadas de licitação de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.
Segundo Rondeau, a auto-suficiência do país em petróleo, a ser alcançada no ano que vem, estará garantida até 2015.
O ministro afirmou que a pressão contra o modelo de concessão de blocos "está diminuindo". "No que depender da orientação deste ministério, não há nenhuma solução de descontinuidade das rodadas", afirmou ele, que considera "naturais" os protestos ocorridos contra os leilões.
O ministro avalia que o maior beneficiário do processo de flexibilização do mercado de exploração e produção do petróleo, regularizado em 1997, é a própria Petrobras, que até então era monopolista.
"A Petrobras é a mais beneficiada, seu valor de mercado subiu, está sabendo aproveitar este momento. Continuará sendo, tenho certeza, durante muito tempo, o grande participante na indústria de produção de petróleo no Brasil." Rondeau descartou a possibilidade de restrição à exportação do petróleo extraído no país.


Texto Anterior: Gasoduto gera atrito entre estatal e agência
Próximo Texto: Crise no ar: Governo aciona BNDES para ajudar Varig
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.