São Paulo, sábado, 18 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Em artigo, Buffett defende compra de ações de empresas americanas

DA FOLHA ONLINE

O megainvestidor americano Warren Buffett defendeu a compra de ações de empresas dos Estados Unidos em um artigo para o "New York Times" publicado ontem. A recomendação chega no momento em que o índice Dow Jones oscilou do maior ganho histórico em pontos (936,42) para a pior queda percentual desde outubro de 1987 (7,87%) .
"Se os preços continuarem atrativos, em breve 100% de meu capital fora da Berkshire Hathaway [holding da qual é presidente-executivo] estará em ações de empresas dos EUA", disse o investidor no artigo "Buy American. I am" ("Compre [ações] americanas. Eu vou").
"Uma regra simples dita minhas compras: fique com medo quando os outros forem gananciosos; seja ganancioso quando os outros estiverem com medo", escreveu Buffett no artigo.
Ele reconhece que haverá "sobressaltos" nos resultados das companhias. "Mas a maioria das grandes empresas vão registrar resultados recordes em cinco, dez, 20 anos a contar de hoje".
Buffett anunciou investimentos bilionários desde que as Bolsas americanas começaram a cair após a quebra do banco de investimento Lehman Brothers, no dia 15 de setembro. No começo deste mês, ele concordou em investir US$ 3 bilhões no conglomerado americano General Electric. No fim do mês passado, ele havia anunciado a compra de US$ 5 bilhões em ações do banco Goldman Sachs.
Com a crise, Buffett voltou ao posto de homem mais rico dos Estados Unidos, segundo a revista "Forbes".


Texto Anterior: Bush pede "paciência" aos americanos
Próximo Texto: Crise global altera tema do Fórum de Davos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.