UOL


São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Índice

Governo estuda plano de incentivo

DA FOLHA CAMPINAS

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as pequenas centrais hidrelétricas são consideradas focos importantes de geração de energia e já são alvo de plano de incentivo por parte do governo federal.
A agência também informou que ainda recebe pedidos de registro para pequenos geradores de energia, em razão da data em que foi criada -1998.
Segundo a Aneel, a maior parte das pequenas centrais foram criadas há mais de 50 anos e isso impossibilitou um levantamento total das que ainda existem e das que já fecharam, há quase 30 anos. Por esse motivo, a Aneel informou ser temeroso contabilizar o número de empreendimentos desse porte parados.
A maioria delas fechou na época do governo militar, quando os grandes empreendimentos no setor foram incentivados.

Registro
Segundo a Aneel, as PCHs não precisam de concessão para funcionar, apenas de um registro. Conforme a agência, as empresas detentoras do registro das PCHs podem atuar como produtoras independentes de energia e serem uma alternativa para grandes consumidores.
No ano passado, a agência autorizou a Cspe a fazer um levantamento sobre o potencial hidráulico em algumas regiões do Estado, para que se pudesse autorizar a construção de novas pequenas usinas.
Segundo o comissário-chefe de comercialização e de tarifas da Cspe, Moacyr Trindade de Oliveira Andrade, o potencial levantado de 50 gigawatts, em apenas dois rios, deve ser disponibilizado ainda neste ano pela Aneel.


Texto Anterior: Energia: Estado de SP desperdiça 20 hidrelétricas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.