São Paulo, terça-feira, 19 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrolíferas entram em conflito com Duhalde

DE BUENOS AIRES

O presidente Eduardo Duhalde avisou às petroleiras que o setor já lucrou muito nos últimos anos e chegou a hora de ajudar a Argentina. Duhalde conta com o ingresso para os cofres públicos de 500 milhões de pesos neste ano vindos das empresas do setor.
"Não importa se esses recursos virão do imposto sobre as exportações ou de uma taxação que incida nas explorações de jazidas. O que nos interessa é o ingresso fiscal [de 500 milhões de pesos"", afirmou o presidente.
O impasse começou na sexta-feira, quando Duhalde assinou um decreto que criou uma taxação de 20% sobre as exportações de petróleo e 5% sobre seus derivados. A resposta das empresas do setor foi de que o aumento da gasolina seria inevitável e de que haveria demissões.
O sindicato do setor convocou greve por tempo indeterminado. As demissões podem atingir 10 mil trabalhadores.
O aumento no preço da gasolina pode chegar a 40%. "Não vamos permitir que esses aumentos aconteçam", afirmou Duhalde. O governo argentino tem ameaçado impor tabelamento de preços se os empresários continuarem a insistir em aumentos. (FV)


Texto Anterior: Remessas dos bancos ao exterior cresceram 61%
Próximo Texto: FMI precisa conceder ajuda já, afirma FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.