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Até o transporte da safra é mais caro no Brasil
DA REDAÇÃO
Na avaliação do engenheiro
agrônomo José Aroldo Gallassini, diretor-presidente da Coamo (Cooperativa Agropecuária Mourãoense), do Paraná, os
subsídios agrícolas praticados
pelos EUA e por países europeus são apenas um item a
mais na lista de regras desiguais impostas ao agricultor
brasileiro no mercado externo.
"Não sou otimista. Pelo que
eu entendo do mercado, o Brasil não tem força para mudar
certas políticas. Americanos e
europeus nunca vão deixar de
subsidiar sua produção", declarou Gallassini.
Afora a renda extra paga pelo
governo, informa Gallassini, o
agricultor americano conta
com programas de exportações
e trabalha com alguns custos
inferiores. O transporte é um
dos melhores exemplos.
No Brasil, o custo médio para
levar o grão do campo ao porto
fica em US$ 35 por tonelada.
Nos Estados Unidos, de US$ 14
por tonelada. Os custos para
embarques nos portos brasileiros são de US$ 6. Nos EUA,
saem pela metade desse valor,
US$ 3.
"Para o governo brasileiro,
subsídio é palavra proibida e
ninguém tem nem coragem sequer de mencioná-la. Se pudéssemos reduzir o custo de transporte já seria uma grande coisa", afirma o diretor-presidente da Coamo.
(AS)
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