São Paulo, terça-feira, 19 de fevereiro de 2002

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Até o transporte da safra é mais caro no Brasil

DA REDAÇÃO

Na avaliação do engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, diretor-presidente da Coamo (Cooperativa Agropecuária Mourãoense), do Paraná, os subsídios agrícolas praticados pelos EUA e por países europeus são apenas um item a mais na lista de regras desiguais impostas ao agricultor brasileiro no mercado externo.
"Não sou otimista. Pelo que eu entendo do mercado, o Brasil não tem força para mudar certas políticas. Americanos e europeus nunca vão deixar de subsidiar sua produção", declarou Gallassini.
Afora a renda extra paga pelo governo, informa Gallassini, o agricultor americano conta com programas de exportações e trabalha com alguns custos inferiores. O transporte é um dos melhores exemplos.
No Brasil, o custo médio para levar o grão do campo ao porto fica em US$ 35 por tonelada. Nos Estados Unidos, de US$ 14 por tonelada. Os custos para embarques nos portos brasileiros são de US$ 6. Nos EUA, saem pela metade desse valor, US$ 3.
"Para o governo brasileiro, subsídio é palavra proibida e ninguém tem nem coragem sequer de mencioná-la. Se pudéssemos reduzir o custo de transporte já seria uma grande coisa", afirma o diretor-presidente da Coamo. (AS)


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