São Paulo, terça-feira, 19 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RADAR

Chuva fica acima da média em SP

ORIVALDO BRUNINI
ESPECIAL PARA A FOLHA

O período apresentou condições variadas de precipitação em todo o Estado, com regiões apresentando altos índices pluviométricos e outras já com baixa precipitação. Mesmo assim, a reserva hídrica dos solos e o volume dos reservatórios apresentam volume satisfatório.
A análise do índice de chuva do mês de janeiro indica que todo o Estado, com exceção da região de Votuporanga, teve chuvas acima da média, como indicado pelo Índice de Avaliação da Anomalia de Chuva (SPI).
Devido a essa situação, as condições agrometeorológicas continuam com as mesmas características da semana passada, ou seja: o armazenamento de água no solo continua próximo ou mesmo acima dos 60% da capacidade máxima de retenção para quase todas as localidades.
Essa situação continua favorecendo o desenvolvimento das culturas de verão, como milho, soja, algodão, arroz, feijão e amendoim. Além disso, estão também favorecidas as culturas perenes, como citros, café, algodão, cana-de-açúcar e pastagens.
A irrigação não será necessária, pois o solo ainda possui água disponível para as culturas. Embora haja tendência de diminuição das chuvas, essa prática não deverá ser empregada até sexta-feira, pois a reserva hídrica no solo é suficiente para atender à demanda das culturas.
As condições agrometeorológicas estarão de razoáveis a favoráveis para a realização de práticas agrícolas e manejo do solo como capinas, aplicação de herbicidas e adulação em cobertura, devido à diminuição das chuvas.
Por outro lado, o plantio de milho safrinha está sendo favorecido, assim como o desenvolvimento e a formação de frutos do algodoeiro e de hortaliças em geral.
As condições estão favoráveis para a manutenção das práticas agrícolas, colheita, plantio e aplicação de defensivos até amanhã, porém as possibilidades de chuvas de final de tarde podem afetar algumas práticas.



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mercado de trabalho: Empregos aumentam no campo, diz FGV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.