São Paulo, quinta, 19 de fevereiro de 1998

Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A


No topo
As Bolsas da Tailândia e da Coréia do Sul são as mais rentáveis do mundo neste ano (resultado acumulado de 31 de dezembro de 1997 a 18 de fevereiro de 98), segundo a Salomon Smith Barney, com crescimento em dólar de, respectivamente, 43% e 21,7%.

Na lanterna
Segundo a Salomon Smith Barney, as Bolsas que apresentam os piores desempenhos neste ano são, pela ordem, Indonésia (-29,4%), Rússia (-23,7%) e México (-18,3%).

Andando de lado
A Bolsa brasileira não está entre as piores, com crescimento de modestos 0,17%. Mas, de qualquer modo, perde para a rentabilidade da Bolsa de Nova York, que registra valorização de 6,4%.

O joio e o trigo
Para bancos, os números mostram que chegou a hora da pechincha nos países que voltaram a ter uma expectativa de retomada de crescimento em dois anos. Em outros, como a Indonésia, o fundo do poço ainda não chegou.

Apostando no Brasil
O Morgan Stanley Dean Witter acredita que o Brasil é um dos países de menor risco, hoje, entre os emergentes. Considera que a aprovação das reformas e o aumento das reservas internacionais são especialmente positivos.

Especialistas em crise
Nada como crise nas Bolsas. Segundo a Financial Executive Search Associates, a procura por executivos financeiros cresceu 55% nos dois primeiros meses de 98 contra igual período de 97.
Os desnorteados
A bola de cristal dos economistas, nem sempre perfeita, quebrou. Ninguém consegue mais prever com um mínimo de exatidão o comportamento do PIB depois que o IBGE mudou sua metodologia. Os telefones dos técnicos do IBGE têm estado ocupados.


Matriz e filial
A Disney do Brasil não se entende com a Disney dos EUA. A Marchon diz ter fechado contrato nos EUA que permite a distribuição de óculos da marca Mickey & Co no mercado brasileiro. A Disney do Brasil diz que a única autorizada a distribuir óculos do Mickey é a D. P. Produtos Óticos.
Chamando o juiz
A Disney do Brasil soube do contrato da Marchon nos EUA por intermédio do Painel S/A. Diz que todas as licenciadas da Disney que querem atuar no Brasil precisam se acertar com a filial brasileira. A Marchon informa que vai lançar os óculos do Mickey em março. A polêmica pode terminar na Justiça.

Carga pesada
Cerca de 80 indústrias do Vale do Paraíba, entre elas Johnson, Kodak, Monsanto e LG Equipamentos Eletrônicos, vão se reunir hoje com o deputado Afanazio Jazadji, da CPI do Crime Organizado, para discutir o roubo de cargas na região. A Dutra foi a campeã em 97, com 52 casos de um total de 275. Os prejuízos com roubo de carga chegaram a US$ 118,75 milhões no ano passado.

De malas prontas
Os secretários Emerson Kapaz e Michael Zeitlin viajam para a Itália com uma delegação de 60 pessoas (com 11 prefeitos e empresários). Vão ""vender" o programa de concessões de rodovias paulistas. Assinam também convênio de cooperação em Bolonha.

E-mail: painelsa@uol.com.br



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.