São Paulo, quinta, 19 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o que significa deflação

da Redação

Deflação é o contrário de inflação. Significa queda do nível geral dos preços. Não de um ou outro produto isolado, o que ocorre até quando há inflação, mas queda generalizada ou, pelo menos, de preços importantes.
Não se deve confundir deflação com desinflação, que é a redução do ritmo de alta de preços num processo de inflação.
Quando a inflação cai do patamar de 10% ao mês para o de 5%, por exemplo, pode-se dizer que houve desinflação. Deflação é quando os preços médios recuam, ou seja, a taxa torna-se negativa.
Taxas de deflação podem ser esporádicas, o que pode ser registrado quando a inflação é muito baixa. Os preços ficam estáveis e num ou outro momento a taxa torna-se negativa.
Mas a deflação como um processo mais contínuo está em geral associada à recessão, ou seja, à queda da atividade econômica. As vendas caem com a perda do poder aquisitivo dos consumidores.
Empresas reduzem preços como única alternativa de venda. Podem ir à falência devido às perdas que têm vendendo abaixo do custo.
O economista Paulo Rabello de Castro compara a inflação a uma febre alta, e a deflação, à anemia.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.