|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CERVEJA
Canadense ficará com 80% do capital, e a Heineken, com 20%; meta é transformar marca na segunda do mercado
Molson compra Kaiser por US$ 765 milhões
ISABEL CAMPOS
DA REPORTAGEM LOCAL
A disputa pelo mercado de cerveja promete esquentar. A cervejaria canadense Molson anunciou, ontem, a compra de 100% da
Kaiser por US$ 765 milhões. Ao
mesmo tempo, comunicou que
ela já vendeu 20% para a holandesa Heineken e que, portanto, terá
uma participação no capital de
80%.
Os antigos proprietários eram a
Coca-Cola, a Heineken e os engarrafadores e distribuídores, que
detinham, respectivamente, 10%,
14,2% e 75,8% do capital da empresa. Na primeira etapa da negociação, a Molson comprou integralmente a parte dos três acionistas por US$ 765 milhões.
Desse total, US$ 190 milhões
vieram do caixa da empresa, US$
425 milhões, de linhas de crédito
obtidas no Canadá e US$ 150 milhões foram pagos na forma de
ações da Molson. Com essas
ações, os três ex-acionistas passaram a ter uma participação na
Molson Inc. de 6,1%.
Depois de concluída essa etapa,
a Molson vendeu 20% da Kaiser
para a Heineken por US$ 220 milhões.
Posição
A Kaiser é a segunda maior cervejaria do país. Emprega 2.600
funcionários e, no ano passado,
faturou R$ 1,6 bilhão.
Segundo levantamento da AC
Nielsen, realizado em fevereiro e
divulgado pelo Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da
Cerveja), a Kaiser tem uma participação no mercado brasileiro de
14,8%.
Em primeiro lugar vem a Ambev, que, com as marcas Skol,
Brahma e Antárctica, tem 68,3%
do mercado.
Com a aquisição da Kaiser, a
Molson, que já é dona da Bavaria,
aumenta sua participação no
mercado brasileiro de 2,4% para
17,2%.
"A aquisição demonstra nossa
confiança no Brasil, um mercado
estratégico para os planos de expansão mundial da Molson por
sua localização geográfica e forte
potencial de crescimento", diz
Dan O" Neill, presidente e CEO da
Molson Inc.
O mercado brasileiro de cervejas é hoje o quarto maior do mundo. Conforme o Sindicerv, em
2001, o setor faturou R$ 12,5 bilhões e vendeu 8,4 bilhões de litros de cerveja.
"Essa é, sem dúvida, a parceria
estratégica que nós estávamos
buscando para atingir mais rapidamente nosso objetivo de fazer
da Kaiser a segunda marca de cerveja mais consumida no Brasil",
afirma Augusto Parada, que continuará no comando da Kaiser.
De acordo com O" Neill, a empresa pretende manter as duas
marcas no mercado, mas já está
em estudo um plano para unir as
fábricas (são oito da Kaiser e cinco da Bavaria) a fim de otimizar a
linha de produção.
Ele assegurou, no entanto, que,
pelo menos neste momento, não
haverá demissões. "Nossa intenção é crescer e aumentar a participação para 20%, 30%, conforme o
mercado permitir."
O" Neill também anunciou que
sua parceria com a Ambev na área
de distribuição será desfeita. A
Bavaria passará a ser distribuída
pela Kaiser.
A Molson é a mais antiga cervejaria das Américas -foi fundada
em 1768- e é a maior do Canadá.
Além do seu país de origem, atua
nos EUA e no Brasil. No ano passado, suas vendas passaram a
marca de US$ 3,7 bilhões.
Sua entrada no Brasil aconteceu
em dezembro de 2000, quando
comprou da Ambev a Bavaria por
US$ 213 milhões.
Texto Anterior: Inflação: IGP-M vai a 0,14% na 2ª prévia deste mês Próximo Texto: Negócio precisa ser aprovado pelo governo Índice
|