São Paulo, terça-feira, 19 de março de 2002

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CERVEJA

Canadense ficará com 80% do capital, e a Heineken, com 20%; meta é transformar marca na segunda do mercado

Molson compra Kaiser por US$ 765 milhões

ISABEL CAMPOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A disputa pelo mercado de cerveja promete esquentar. A cervejaria canadense Molson anunciou, ontem, a compra de 100% da Kaiser por US$ 765 milhões. Ao mesmo tempo, comunicou que ela já vendeu 20% para a holandesa Heineken e que, portanto, terá uma participação no capital de 80%.
Os antigos proprietários eram a Coca-Cola, a Heineken e os engarrafadores e distribuídores, que detinham, respectivamente, 10%, 14,2% e 75,8% do capital da empresa. Na primeira etapa da negociação, a Molson comprou integralmente a parte dos três acionistas por US$ 765 milhões.
Desse total, US$ 190 milhões vieram do caixa da empresa, US$ 425 milhões, de linhas de crédito obtidas no Canadá e US$ 150 milhões foram pagos na forma de ações da Molson. Com essas ações, os três ex-acionistas passaram a ter uma participação na Molson Inc. de 6,1%.
Depois de concluída essa etapa, a Molson vendeu 20% da Kaiser para a Heineken por US$ 220 milhões.

Posição
A Kaiser é a segunda maior cervejaria do país. Emprega 2.600 funcionários e, no ano passado, faturou R$ 1,6 bilhão.
Segundo levantamento da AC Nielsen, realizado em fevereiro e divulgado pelo Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), a Kaiser tem uma participação no mercado brasileiro de 14,8%.
Em primeiro lugar vem a Ambev, que, com as marcas Skol, Brahma e Antárctica, tem 68,3% do mercado.
Com a aquisição da Kaiser, a Molson, que já é dona da Bavaria, aumenta sua participação no mercado brasileiro de 2,4% para 17,2%.
"A aquisição demonstra nossa confiança no Brasil, um mercado estratégico para os planos de expansão mundial da Molson por sua localização geográfica e forte potencial de crescimento", diz Dan O" Neill, presidente e CEO da Molson Inc.
O mercado brasileiro de cervejas é hoje o quarto maior do mundo. Conforme o Sindicerv, em 2001, o setor faturou R$ 12,5 bilhões e vendeu 8,4 bilhões de litros de cerveja.
"Essa é, sem dúvida, a parceria estratégica que nós estávamos buscando para atingir mais rapidamente nosso objetivo de fazer da Kaiser a segunda marca de cerveja mais consumida no Brasil", afirma Augusto Parada, que continuará no comando da Kaiser.
De acordo com O" Neill, a empresa pretende manter as duas marcas no mercado, mas já está em estudo um plano para unir as fábricas (são oito da Kaiser e cinco da Bavaria) a fim de otimizar a linha de produção.
Ele assegurou, no entanto, que, pelo menos neste momento, não haverá demissões. "Nossa intenção é crescer e aumentar a participação para 20%, 30%, conforme o mercado permitir."
O" Neill também anunciou que sua parceria com a Ambev na área de distribuição será desfeita. A Bavaria passará a ser distribuída pela Kaiser.
A Molson é a mais antiga cervejaria das Américas -foi fundada em 1768- e é a maior do Canadá. Além do seu país de origem, atua nos EUA e no Brasil. No ano passado, suas vendas passaram a marca de US$ 3,7 bilhões.
Sua entrada no Brasil aconteceu em dezembro de 2000, quando comprou da Ambev a Bavaria por US$ 213 milhões.



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