São Paulo, terça-feira, 19 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA desistem de usar a Argentina contra Cuba

DO ENVIADO ESPECIAL A MONTERREY

Os EUA desistiram de usar a Argentina como cabeça-de-ponte contra Cuba na comissão de Direitos Humanos da ONU (Organização dos Direitos Humanos), cujo encontro anual começou ontem em Genebra.
O embaixador dos EUA na ONU, John Negroponte, disse ontem à Folha que "as negociações com o governo argentino não prosperaram". Nas últimas décadas, a resolução contra Cuba foi apresentada pelos EUA.
No entanto, os EUA perderam em 2001 seu assento na comissão, ficando sem o poder de propor resoluções. Agora, a Casa Branca depende de um novo patrocinador e tem procurado encontrá-lo entre países latino-americanos e do Leste Europeu.
Em fevereiro, o presidente da Argentina, Eduardo Duhalde, ofereceu aos EUA apresentar a resolução em troca da retomada dos empréstimos ao país. As negociações foram encerradas na semana passada, quando o Senado aprovou uma moção pressionando Duhalde a manter uma postura neutra em relação a Cuba.



Texto Anterior: Operação de câmbio é vetada a 27 bancos
Próximo Texto: Panorâmica - Investimento: Preço das ações da Vale será fixado amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.