São Paulo, terça-feira, 19 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCÂNDALO

Companhia importa aves brasileiras e comercializa como se fossem produzidas no Japão para aumentar lucros

Empresa japonesa "falsifica" frango brasileiro

BAYAN RAHMAN
DO "FINANCIAL TIMES", EM TÓQUIO

O setor alimentício da economia japonesa, que já enfrenta problemas, foi atingido por um novo escândalo quando funcionários do Ministério da Agricultura realizaram uma busca em uma subsidiária da trading Marubeni, que identificou como japoneses frangos produzidos no Brasil.
O Ministério realizou uma busca na Marubeni Chikusan depois que a empresa admitiu ter identificado frangos importados como japoneses. O frango de origem japonesa tem preço muito superior.
A empresa admitiu ter vendido até 24 toneladas de frangos com identificação enganosa de origem nacional nos últimos três anos.
O escândalo pode prejudicar as vendas da Marubeni como um todo em sua divisão alimentícia, que respondeu por cerca de 11% do faturamento líquido do grupo no primeiro semestre de 2001.
Ela foi uma das muitas investigadas no ano passado por suspeita de sonegação de tarifas sobre polvos importados da África.
"A Marubeni está em reestruturação e isso não vai fazer com que aumente a confiança dos consumidores", disse Tomokazu Soejima, analista do Morgan Stanley.
A Marubeni, quinta maior dentre as tradings japonesas, no mês passado teve sua classificação de crédito rebaixada de Baa3 para B1, ou "altamente especulativa", pela Moody's Investors Service. A Moody's justificou o rebaixamento mencionado a elevada dívida da empresa e as preocupações quanto à possibilidade de que a reestruturação não reduza seu perfil geral de risco de negócios.
A Marubeni, deve reduzir sua força de trabalho em 4.000 funcionários, até março de 2003.
Diversas outras empresas foram acusadas de informar o público enganosamente quanto aos seus produtos, solapando a confiança do consumidor japonês na indústria alimentícia do país.
Os analistas dizem que embora o governo tenha suspeitado de incidentes anteriores de práticas enganosas, nem sempre agiu quanto a essas suspeitas.


Tradução de Paulo Migliacci

Texto Anterior: Criação requer um especialista
Próximo Texto: Radar: Irrigação é necessária em parte de SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.