São Paulo, terça-feira, 19 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criação requer um especialista

DA REPORTAGEM LOCAL

A ema (Rhea americana) é uma espécie que ocorre em grande parte do território brasileiro. Porém, para criar a espécie em cativeiro, é necessário a supervisão de um especialista na área e registro no Ibama.
Os cuidados começam na incubação dos ovos, que devem ser colocados em salas esterilizadas. Após o nascimento, os filhotes são transferidos para uma estufa onde ficam até três meses.
Entre esse período e a fase adulta, aos 12 meses, os animais devem permanecer em áreas cercadas. Esse procedimento evita a possibilidade de morte dos animais por temperaturas mais frias ou por ataque de predadores.
A alimentação das emas é baseada principalmente em pastagem e na utilização de ração especial. Segundo Leonardo Campbell, criador de emas em Goiás, para o produtor as despesas com ração não ultrapassam R$ 12 por mês por animal.
Segundo a Abrace, o custo inicial do investimento é de cerca de R$ 30 mil e a expectativa de retorno gira em torno de 18 a 24 meses.



Texto Anterior: Maior mercado pode estar no exterior
Próximo Texto: Escândalo: Empresa japonesa "falsifica" frango brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.