São Paulo, quinta, 19 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SIDERURGIA
Gerdau fica com a Pains; Cade aprova

da Sucursal de Brasília

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou ontem a aquisição da Siderúrgica Pains pelo grupo Gerdau, um dos maiores fabricantes de aço do país.
A compra foi autorizada porque o grupo Gerdau cumpriu dez medidas determinadas pelo conselho para evitar concentração de mercado no setor de aços longos e danos à concorrência.
O grupo Gerdau comprou a Pains em 1994. Com a aquisição, o grupo passou a deter 52% do mercado de aços longos. Em 1995, o Cade considerou que a compra causava danos à concorrência no mercado de aço e decidiu pela dissolução do negócio.
O conselho deu três alternativas para desfazer a operação: arrendar a Pains por 20 anos, vender a siderúrgica ou adotar 10 medidas para evitar a concentração de mercado. O grupo optou pelas 10 determinações do conselho.
Entre as 10 medidas estavam reconstituir e vender a unidade de laminação da Pains em Contagem (MG), vender a Transpains (transportadora) e recolocar no mercado trabalhadores demitidos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.