São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Províncias voltam a ter saque e conflitos

DE BUENOS AIRES

Uma nova onda de distúrbios em diferentes Províncias preocupa o governo argentino. Saques, invasões de prédios públicos, conflitos com a polícia e outros incidentes foram registrados em pelo menos quatro localidades.
Em Jujuy, no norte do país, um supermercado foi saqueado, e a polícia usou balas de borracha e gás lacrimogêneo para evitar outros incidentes. Um protesto de desempregados e funcionários públicos foi reprimido pela polícia na Província após os manifestantes quebrarem algumas vidraças do prédio da sede do governo.
Em um incidente igual ao registrado quarta-feira em San Juan, funcionários públicos invadiram o prédio da Assembléia Legislativa de Chubut, na região sul da Argentina, para protestar contra salários atrasados. Em San Juan, manifestantes ainda mantinham o prédio da sede do governo tomado até a noite de ontem.
Pelo segundo dia, o policiamento na sede do governo de Córdoba teve de ser reforçado para evitar que funcionários públicos invadissem o prédio. Antes mesmo de começarem a efetuar os ajustes de 60% em suas contas, como exige o FMI, as Províncias já enfrentam sérios problemas para pagar salários do funcionalismo. (FV)


Texto Anterior: Economia argentina vai despencar até 15% em 2002, diz estudo do FMI
Próximo Texto: Justiça investiga conspiração contra De la Rúa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.