São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marka e FonteCindam são absolvidos

DA SUCURSAL DO RIO

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) absolveu ontem os extintos bancos Marka e FonteCindam da acusação de manipular operações com fundos de investimento no mercado de Ibovespa futuro. Também foi absolvido o ex-controlador do banco Marka, Salvatore Alberto Cacciola, que está foragido, na Itália.
O inquérito da CVM nada tinha a ver com o processo judicial em que controladores e funcionários dos dois bancos e do BC são acusados de formação de quadrilha e corrupção passiva.
No inquérito da CVM, referente a fatos de 1998, a acusação era que os dois bancos estariam manipulando o mercado de Ibovespa futuro combinando operações de compra e venda. No Ibovespa futuro são negociados contratos com a carteira de ações do índice da Bolsa para entrega futura, apostando-se na alta ou na baixa do índice no mercado à vista.
No Ibovespa futuro, o comprador não sabe quem é o vendedor, pois quem compra aposta na alta da Bolsa e quem vende, na queda.
A CVM afirmou que faltaram provas à acusação e, por isso, os dois bancos foram absolvidos.



Texto Anterior: Mansur é multado em R$ 500 mil
Próximo Texto: Artigo: É hora de pressionar pela assistência aos mais pobres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.