São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CUSTO DE VIDA

Energia compensa alta da gasolina na inflação medida pela Fipe em SP
A taxa de inflação se mantém na trajetória prevista para este mês, segundo Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe. Os dados divulgados ontem pela instituição mostraram aumento médio de 0,08% nos preços nos últimos 30 dias até 15 deste mês. A previsão para o mês é de alta de 0,20%.
O índice da Fipe mostra dois focos de pressão. De um lado estão os aumentos da gasolina; de outro, a queda nos preços da energia elétrica e no IPTU (imposto predial). Nas contas da Fipe, a gasolina subiu 9,72% nos últimos 30 dias e gerou inflação correspondente a 0,25%.
No caso da energia elétrica, a Fipe está retirando os 9% de aumento que embutiu no índice no ano passado devido à sobretaxa para os consumidores que superassem a meta de consumo.
A inflação deste mês medida pelo IGP-10 (Índice Geral de Preços-10) ficou em 0,36%. A taxa, calculada pela FGV, dobrou em relação ao 0,18% de março. No ano, a alta é de 0,94%. Nos últimos 12 meses, de 9,24%.
(DA REDAÇÃO E DA FOLHA ONLINE)


Texto Anterior: Trechos
Próximo Texto: Aviação: Embraer e Bombardier travam disputa por venda de jatos regionais à US Airways
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.