São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Embraer e Bombardier travam disputa por venda de jatos regionais à US Airways

A brasileira Embraer e a canadense Bombardier começam a travar nova disputa, desta vez por um contrato para a venda de 70 jatos de uso regional à US Airways, a sexta maior companhia de aviação dos EUA. O contrato pode render US$ 1,4 bilhão, segundo o diário canadense "Financial Post".
Especialistas argumentam que a disputa se estende para além desse contrato: a vencedora terá a preferência em futuras encomendas da US Airways.
Nos últimos cinco anos, as duas fabricantes combinaram a concorrência por contratos de empresas de aviação com uma guerra de subsídios que já chegou aos tribunais da Organização Mundial do Comércio.
Pelos antecedentes, a Embraer teria vantagens na nova disputa. Primeiro porque a US Airways e as empresas regionais a ela filiadas foram um dos principais clientes da Embraer em anos anteriores. Além disso, o novo presidente da companhia, David Siegel, dirigiu a Continental, também um antigo comprador de aviões da Embraer. (DA REPORTAGEM LOCAL)

Texto Anterior: Panorâmica - Energia: Energia compensa alta da gasolina na inflação medida pela Fipe em SP
Próximo Texto: Aula de Windows
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.