São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indicador econômico sobe pouco, mas mostra retomada da economia

DA REDAÇÃO

Um dos principais indicadores da economia norte-americana deu sinais de recuperação em março. Os "leading indicators" (índices ou indicadores principais da economia), porém, decepcionaram o mercado, subindo menos do que era esperado.
Mesmo assim, para alguns analistas, o resultado é mais uma mostra de que a economia do país está, lentamente, saindo da recessão em direção a uma retomada no crescimento.
O índice composto pelos "leading indicators", elaborado pelo Conference Board de Nova York, subiu 0,1% no mês passado, atingindo os 112,3 pontos. Os analistas de mercado previam que o indicador fosse subir 0,3% em março depois de ter permanecido inalterado em fevereiro.
O índice do Conference Board é usado para prever qual será a direção tomada pela economia norte-americana nos próximos três a seis meses. Antes de permanecer estável em fevereiro, o indicador havia subido por quatro meses consecutivos.
Ken Goldstein, economista do Conference Board, afirmou que, apesar de o crescimento do índice ter ficado abaixo do esperado pelo mercado, a economia norte-americana está no caminho para registrar crescimento "no fim do verão", que, no país, ocorre no mês de setembro.
"Uma vez que a última recessão foi curta e suave, ela não deve oferecer o impulso mais forte registrado nas recessões anteriores", disse Goldstein.
Em março, seis dos dez componentes dos "leading indicators" registraram melhora. Os quatro que pioraram foram a média de pessoas pedindo pela primeira vez o seguro-desemprego, o número de permissões emitidas para construção, a oferta real de dinheiro e as encomendas de produtos não-militares à indústria.
O Conference Board de Nova York é uma instituição privada de pesquisa econômica.



Texto Anterior: Fisco global: Sete países estão em lista da OCDE que denuncia os paraísos fiscais
Próximo Texto: Panorâmica - Turismo: "Free shops" vão poder vender produtos nacionais sem pagar impostos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.