São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INSS paga R$ 240 para 11 milhões de aposentados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O peso do salário mínimo no mercado formal de trabalho -com carteira assinada- é mínimo, comparado ao volume de benefícios previdenciários e assistenciais pagos pela União.
Segundo os dados oficiais mais recentes, colhidos por pesquisa domiciliar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2002, há pouco mais de 3 milhões de trabalhadores com carteira assinada e renda igual ao mínimo. Nesse número, já estão contabilizados empregados domésticos, funcionários públicos e militares.
Trabalhadores do mercado informal com rendimento igual ao mínimo são mais numerosos: 3,6 milhões, considerados os empregados domésticos.
Já a Previdência Social paga mais de 11 milhões de benefícios com valor igual ao salário mínimo a aposentados e pensionistas. A maioria deles se concentra na zona rural, onde o pagamento é feito independentemente de os trabalhadores terem contribuído para o INSS.
Além disso, a assistência social garante o pagamento do mínimo a mais de 2,3 milhões de portadores de deficiência ou idosos com mais de 65 anos, cuja renda por pessoa da família é inferior a 25% do mínimo. (MS)


Texto Anterior: Salário: Bancos divergem sobre aumento do mínimo
Próximo Texto: Estudo vê descontrole no salário-família
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.