São Paulo, sábado, 19 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério quer licitar ampliação do porto em 2009

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo pretende licitar a ampliação do porto de Santos no início do ano que vem. As obras praticamente duplicam o porto e vão consumir cerca de R$ 9 bilhões em cinco anos. Ontem a Codesp (Companhia Docas de São Paulo, estatal que administra o porto) autorizou a Santos Brasil (operadora privada de terminais de embarque de carga) a fazer estudos para a construção das novas áreas.
De acordo com o ministro Pedro Brito (Secretaria Especial de Portos), serão feitas licitações separadas para cada tipo de terminal a ser construído. O fato de a Santos Brasil estar fazendo os estudos não significa que a empresa será a operadora ou que fará as obras. "Haverá licitações separadas para cada área, uma para terminal de contêineres, outra para graneis líquidos e assim por diante, de acordo com a demanda", disse o ministro.
Ainda segundo Brito, até o final de junho o governo deverá lançar o edital para a construção de um terminal de graneis sólidos no porto de Sepetiba/Itaguaí (RJ). A licitação está emperrada desde junho de 2007. O investimento previsto é de cerca de R$ 330 milhões nos dois primeiros anos. Quando pronto, o terminal poderá embarcar 24 milhões de toneladas de carga por ano.


Texto Anterior: Contêineres parados no porto de Santos aumentam 140%
Próximo Texto: Entidades empresariais contam perdas com a greve
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.