São Paulo, sábado, 19 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Negócios foram marcados pela cautela ontem; Bovespa subiu 0,6% e o dólar fechou estável

Bolsa fecha semana com 2,7% de alta

DA REPORTAGEM LOCAL

Os investidores operaram ontem com cautela, atentos à divulgação das medidas de racionamento de energia. A Bovespa fechou com alta moderada de 0,61% e o dólar encerrou os negócios estável.
As ações das companhias do setor de energia elétrica mais negociadas voltaram a cair: Cesp PN (3,9%), Light ON (2,9%), Eletropaulo PN (2,4), Eletrobras PNB (2,3%) e Cemig PN (1,3%).
Nesta semana, Cesp PN e Light ON lideraram as desvalorizações acumuladas entre os 55 papéis que compõem o Ibovespa, com 13,6% e 10,1% de perdas.
A Bovespa subiu em quatro dos cinco pregões desta semana, acumulou alta de 2,7%, mas não conseguiu voltar a fechar acima dos 15 mil pontos. No fim do dia, o Ibovespa -principal índice da Bolsa paulista - apontava 14.884 pontos. O volume financeiro continuou baixo e ficou em R$ 547 milhões.
O dólar foi vendido em baixa durante quase todo o dia, mas nos últimos negócios subiu um pouco, para fechar na mesma cotação do dia anterior (R$ 2,304).
"A expectativa de que a Argentina conclua logo a operação de troca da dívida de curto prazo ajudou a manter o mercado calmo", diz Mário Battistel, diretor de câmbio da corretora Novação.
No pregão da BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), os juros fecharam em alta, refletindo o aumento da projeção do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) deste ano para 5% feita ontem pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
No contrato DI (que considera os juros entre bancos) de prazo mais curto, o de junho, a taxa pulou de 16,95% para 17% anuais. Já no DI de outubro, o mais negociado, o salto foi maior: de 20,26% para 20,44% anuais.
As ações das empresas de telecomunicações foram o destaque da Bovespa nesta semana. Os resultados positivos de várias delas no primeiro trimestre ajudaram a dar fôlego aos papéis.
A alta da Nasdaq -Bolsa eletrônica que reúne as ações de alta tecnologia- nos últimos quatro pregões também refletiu positivamente no setor.
O papel Tele Nordeste Celular PN subiu 23,8% nesta semana, seguido por Tele Celular Sul PN, que teve valorização de 19,7%.
(FABRICIO VIEIRA)


Texto Anterior: Livre concorrência: SDE condena Microsoft e Iguatemi por abuso do poder econômico
Próximo Texto: Luís Nassif: A discussão sobre a Nossa Caixa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.