São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ESTADOS UNIDOS

Queda no preço dos combustíveis segura a taxa de inflação norte-americana
O recuo nos preços da gasolina, do vestuários e dos carros segurou a inflação no mês passado nos EUA. O índice ficou em 0% no período, o que reforça a convicção dos analistas de que o Federal Reserve (banco central dos EUA) não terá pressa em elevar a taxa de juros.
Em abril, o CPI (índice de preços ao consumidor, na sigla em inglês) havia aumentado 0,5%. Mas aquele reajuste mais acentuado fora causado pela alta nos preços dos combustíveis.
Segundo o Departamento do Trabalho, em maio o núcleo da inflação (em que são excluídos alimentos e energia) sofreu um reajuste de 0,2%. No mês antecedente, o índice, por esse critério, fora de 0,3%.
Já um relatório do Departamento de Comércio, também divulgado ontem, revela que o setor imobiliário continua bastante ativo na economia norte-americana, estimulado pelas baixas taxas de financiamento. A construção de residências cresceu 11,6% no mês passado, o maior salto em sete anos.
"Há um clima de euforia entre as construtoras", disse David Seiders, da Associação Nacional das Construtoras.(DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Conflito de interesses: Wall Street faz lobby a favor de emenda que barra ação de investigadores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.