São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TELES

Competição dos novos celulares começa no sábado é já enfrenta problemas
A partir de sábado, uma nova operadora de telefonia celular poderá começar a prestar serviços no país. A Oi -empresa do grupo Telemar- irá prestar serviços de telefonia móvel no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e mais 13 Estados das regiões Nordeste e Norte.
O novo modelo -chamado SMP (Serviço Móvel Pessoal)- corresponde às bandas (faixas de frequência) D e E, que irão concorrer com os atuais celulares que operam nas bandas A e B. O aumento da competição, porém, começa com problemas.
A TIM (Telecom Italia Mobile), outra empresa que poderia operar o SMP, não pode entrar em operação por problemas regulatórios. Dessa forma, os clientes da Oi que viajarem do Rio de Janeiro para São Paulo, por exemplo, ficarão sem serviço no telefone celular.
Isso ocorre porque o serviço de "roaming" só acontece dentro de uma mesma banda. Ou seja, usuários da Telesp Celular em São Paulo (banda A) só conseguem usar o telefone móvel no Rio de Janeiro porque a Telefônica Celular (banda A) está funcionando.
Como a TIM não entrou em operação, os clientes da Oi não poderão usar seu celular em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Acre e Rondônia.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Pelo verde-e-amarelo: Protesto fecha prédio da Petrobras no Rio
Próximo Texto: Salto no escuro: Ministério das Minas e Energia vai retomar planejamento energético
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.