UOL


São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONJUNTURA

Copom diminui a taxa básica de 26,5% para 26% ao ano, na primeira redução promovida pelo governo Lula

BC corta juro; empresários queriam mais

DA REDAÇÃO

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central cortou ontem a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual. A partir de hoje, a Selic passa a 26% ao ano. O corte foi considerado "frustrante" pela indústria, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Para o comércio, a "decisão tem efeito psicológico". O tomador final de crédito praticamente não sentirá alívio com a redução. No caso das pessoas físicas, os juros médios anuais atingem 165%. Para as pessoas jurídicas, devem ficar em 82% ao ano, segundo cálculos da Anefac, que reúne executivos financeiros.
O BC alegou "convergências das taxas de inflação para as metas" para justificar o corte. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a "inflação já não é mais um bicho-papão", ao comentar a primeira queda da taxa no seu governo -aliás, a primeira em 11 meses.


Texto Anterior: Painel S.A.
Próximo Texto: BC reduz juro pela 1ª vez desde julho do ano passado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.