São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEGÓCIO

Para analista, ação da CSN estaria 50% mais barata

LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL

As ações da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) estão cotadas hoje a um preço cerca de 50% menor do que efetivamente deveriam valer, caso a fusão da empresa com a anglo-holandesa Corus já estivesse concretizada.
A avaliação foi feita ontem à noite por um analista de mercado, após reunião de emergência entre investidores e consultores financeiros e o presidente do conselho da CSN, Benjamin Steinbruch. A Folha esteve no encontro, que ocorreu na sede da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).
Para o analista, se for levado em conta o valor de mercado de US$ 5 bilhões estimado hoje para a CSN/Corus, além da participação acionária de 37,6% que a CSN terá na fusão, os preços dos papéis da empresa brasileira valem atualmente a metade do que deveriam estar cotados. Hoje, a proporção é de uma ação da CSN para 26,22 da Corus. "Concordo com esse cálculo", disse Steinbruch sobre a proporção.
As ações da CSN, portanto, tenderiam a manter a alta nos próximos dias. Entre quarta-feira passada, data do anúncio da fusão CSN/Corus, e ontem, os preços das ações da siderúrgica brasileira valorizaram 17,9%.
Steinbruch e diretores da CSN convocaram a reunião na Bovespa para esclarecer dúvidas que investidores e analistas tinham sobre a fusão. A principal era sobre a futura empresa que substituirá a CSN para concretizar a fusão. O nome divulgado a princípio era CSN HoldCo, mas ele não será mais usado. "Foi um erro. A denominação será outra".
A mudança ocorrerá porque uma holding é considerada por analistas como uma companhia voltada para especulações de vende e compra de empresas. Steinbruch disse ainda que no futuro quer que os acionistas da CSN sejam proprietários diretos de ações da CSN/Corus, o que daria acesso aos dividendos da empresa.


Texto Anterior: Decisão do BC não afeta juro de crediário
Próximo Texto: Indústria: Encomendas de máquinas caem 35% no mês de maio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.