São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDÚSTRIA

Encomendas de máquinas caem 35% no mês de maio

DA REPORTAGEM LOCAL

O número de encomendas à indústria de máquinas brasileira caiu 35,42% em maio na comparação com o mesmo mês de 2001, divulgou ontem a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). Além disso, as exportações do setor recuaram 8,2% de janeiro a maio deste ano.
Segundo o presidente da Abimaq, Luiz Carlos Delben Leite, as encomendas ao setor estão em queda desde o início do ano. As empresas que em maio do ano passado tinham, em média, pedidos para 25,2 semanas de produção, registraram pedidos para apenas 16,3 semanas de produção no mesmo mês deste ano.
Delben Leite ressaltou que, apesar desses números negativos, o faturamento do setor cresceu 7,57% em maio em relação ao mesmo mês de 2001. No acumulado do ano, a alta já chega a 15,66%. Mas, segundo ele, a redução nos pedidos poderá afetar o resultado do setor no ano.
A desaceleração econômica mundial e a queda de quase 100% nas vendas de máquinas agrícolas para a Argentina também devem influenciar negativamente os ganhos do setor. "Na prática, não vendemos nada para a Argentina neste ano", disse, no início de maio, Martin Mundstock, diretor comercial da John Deere. Essa empresa responde por cerca de 60% das exportações de máquinas agrícolas brasileiras.
O resultado só não foi pior porque a importação desses produtos caiu em ritmo mais acelerado, de 14,7%, no período. Com isso, o déficit comercial acumulado pelo setor recuou 21,1% de 2001 para cá, passando para US$ 1,24 bilhão.
Apesar da queda de 0,85% na média de utilização da capacidade instalada do setor, que ficou em 77,89% em maio, houve alta em alguns segmentos da indústria. Foi o caso das próprias fabricantes de máquinas agrícolas, que cresceram 7,81% em maio contra o mesmo mês de 2001. (JSO)


Texto Anterior: Negócios: Para analista, ação da CSN estaria 50% mais barata
Próximo Texto: Mercado financeiro: Apesar de queda nos EUA, Bovespa tem alta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.