|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ARENA DO MARKETING
Publicitário defende candidato antenado
Marketing político cresce no país, diz Biondi
Marlene Bergamo/Folha Imagem
|
O publicitário Nelson Biondi, especialista em marketing político |
da Redação
Se o político
pensa que ele foi
eleito simplesmente por causa
de suas promessas
de campanha, ele
está enganado. O candidato tem
de saber sentir o pulso da população e usar profissionalmente os
meios de comunicação.
Essa é a opinião do publicitário
Nelson Biondi, presidente da
Agência Biondi Marketing Político, que fez a palestra "Quem sabe faz a hora", no ciclo de debates "Arena do Marketing", promovido pela Folha.
"O sucesso de um governo está
em sua capacidade de sintonizar
as prioridades do governo e as da
população", diz.
Hoje, de acordo com Biondi, as
pesquisas eleitorais servem para
medir o que a população quer e
"corrigir as prioridades", porque
as necessidades da população
mudam constantemente.
O marketing político, por sua
vez, é um mercado de trabalho
bastante promissor.
Com as consultorias aos políticos, nas quais se acompanha o
dia-a-dia de governadores e prefeitos, e o horário político gratuito veiculado às segundas e quintas, há trabalho para o ano inteiro, garante o publicitário.
Em épocas de campanha eleitoral em São Paulo, de acordo
com Biondi, uma equipe emprega cerca de 120 profissionais entre o pessoal de transporte e o
produtor de elenco. Quando há
eleições em escala nacional, como é o caso das eleições para governador, podem ser contratados até 6.000 pessoas.
Segundo Biondi, para trabalhar hoje com marketing político
é necessário ser um misto de publicitário, jornalista, sociólogo e
cineasta. Porém é preciso ter em
mente que nem todo esforço publicitário termina bem.
Texto Anterior: Evento: Óptica 99 reúne 280 expositores em SP Próximo Texto: Opinião econômica - João Sayad: Lata d'água na cabeça Índice
|