São Paulo, domingo, 19 de agosto de 2001

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Recuperação
As vendas de eletroportáteis subiram 31,88% em julho, comparadas com a do mês anterior, segundo levantamento que a Eletros (Associação dos Fabricantes) divulgará esta semana.

Cautela
Paulo Saab, presidente da Eletros, diz, no entanto, que esse crescimento não foi suficiente para aproximar o desempenho de julho do mesmo período do ano passado. As vendas naquele mês foram 35,76% maiores que as de julho deste ano. Para Saab, o setor ainda sofre com as taxas de juros e os efeitos do racionamento de energia.

Mina de cobre
A Vale do Rio Doce acaba de descobrir uma província mineral de cobre que pode ser a maior do mundo. A província se localiza em Sossego, na região de Carajás, e é constituída de oito pontos possíveis de exploração. Desses oito, três já foram consideradas econômicos.

A maior do mundo
A Vale tem tudo para se tornar a maior produtora de cobre do mundo. Ela é sócia nesse projeto de cobre de Sossego da empresa norte-americana Phelps Dodge, uma das gigantes do setor. Nas últimas semanas, a Vale vem negociando a compra da Phelps.


Espera
O setor de encomendas expressas puxou o freio à espera da tramitação do projeto da Lei Postal. Só a DHL congelou investimentos de US$ 20 milhões. As empresas dizem que, aprovado na forma original, manterá o monopólio dos Correios não apenas para remessa de cartas.

Interpretação
O projeto não define o conceito de carta. Assim, qualquer material escrito que acompanhe um volume pode ser interpretado como carta -colocaria toda a remessa sujeita à distribuição pelos Correios. O texto será votado em comissão na quarta.

Encontro de peso
Em passagem pelo Brasil, na terça, Steve Ballmer, o CEO da Microsoft, vai discutir com o ""board" do Bradesco o futuro das soluções tecnológicas para clientes do setor financeiro.
E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

O recuo do PIB

O recuo de 0,99% no PIB no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano, apurado pelo IBGE, não sinalizou o mesmo que outros indicadores, como os da CNI, da Fiesp e o de produção física do próprio IBGE. A economista Calorine Silveira, da Tendências, lembra que erros de metodologia tiveram influência no resultado final e cita como exemplo os dados do setor de telecomunicações. Mas, segundo ela, mesmo com eventuais correções, o PIB não crescerá mais que 2% este ano. ""O resultado do setor agropecuário (7,75% do PIB) deve ser melhor ao final do ano. Houve atraso em algumas colheitas e os dados são corrigidos. A indústria (37,6% do PIB) sentiu a desaceleração e não tem muito espaço para melhorar."



Próximo Texto: Desaceleração: Construção civil sente a freada do PIB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.