São Paulo, Domingo, 19 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concorrência na Internet deve crescer até dezembro

da Reportagem Local

O novo horário da Bolsa de Valores de São Paulo deve impulsionar o mercado de investimentos via Internet. Hoje, 11 corretoras atuam no setor. Até o fim do ano, mais 34 devem entrar na disputa.
"A tendência mundial é essa", afirmou Renata Rizkallah, da Novação Corretora de Valores. "Em comparação com outras Bolsas do mundo, a Bovespa tem um belo caminho para subir", disse.
Os números do setor ainda são tímidos. A NetTrade, com 8.800 clientes cadastrados e cerca de 350 negócios realizados por dia, acredita que a entrada de novos competidores no mercado pode ter um caráter benéfico.
"É bom que entre alguma instituição forte, que ajude a propagar esse tipo de investimento", afirmou.
Grandes bancos varejistas estão na lista de espera da autorização da Bovespa para operar no setor.
Por outro lado, ele adverte: "Não há tanta gente no mercado para comportar a disputa de mais 45 corretoras".
Os negócios realizados pelas pessoas físicas também são poucos, se comparados ao volume normal da Bolsa. "Este mês estamos muito bem. Imagino que o nosso volume será de cerca de R$ 6,5 milhões", disse Clodoir Vieira, da Souza Barros, corretora que atende a cerca de 1.300 clientes em operações pela rede.
O volume médio da Bolsa, por dia, em setembro, é de cerca de R$ 505 milhões.
Gilberto Mifano, superintendente da Bovespa, diz que as operações do "after market" não vão recuperar o volume financeiro da Bolsa, que está em queda desde abril.
"Os volumes serão pequenos, voltados para o varejo. A criação do "after market" é uma tentativa de incorporar novos clientes. Para constituir um volume significativo, precisaríamos ter muita gente operando, já que a clientela é pulverizada. Pelo menos a médio prazo isso parece improvável", afirmou.
A vantagem, portanto, residiria na atração do mercado a novos clientes. Quem quiser operar via Internet precisa procurar uma das páginas de corretoras listadas abaixo e buscar orientação.
Mas os investimentos em Bolsa também podem ser feitos com o auxílio de um corretor, por meio de telefone, durante o pregão eletrônico.
Outra novidade com o novo horário será o fato de que alguns negócios poderão ser realizados na Bolsa local concomitantemente ao funcionamento da Bolsa de Valores de Tóquio, que abre às 21h (horário de Brasília). (MaD)

ONDE ENCONTRAR - Socopa (www.socopa.com.br); Novação (www.novacao.com.br); Coinvalores (www.coinvalores.com.br); Comercial (www.comercialcvc.com.br); Título (www.titulo.com.br); Souza Barros (www.souzabarros.com.br); Safra (www.safra.com.br); Hedging-Griffo (www.hedginggriffo.com.br); BancoCidade (www.nettrade.com.br); Agora (www.agoractvm.com.br); Bozano, Simonsen (www.bozano.com.br)


Texto Anterior: Bolsa cria novo horário para investidor
Próximo Texto: Ganho e perda são limitados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.