São Paulo, Domingo, 19 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Índice

Ganho e perda são limitados

da Reportagem Local

A possibilidade de ganhos no "after market" ficou limitada a 2% ao dia, para evitar manipulações. Isso tirou um pouco da atração do mercado.
Ao trabalhar com ações, é importante ter em mente que será tributado 0,38%, relativo à CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Além disso, há a taxa de corretagem, que é de 0,5% em média.
Grandes volumes e variações substanciosas costumam diluir esses custos -o que pode não ocorrer no novo mercado.
Ainda assim, as corretoras não falam em diminuir a taxa de corretagem. Segundo elas, os ganhos já estão pequenos demais agora. "Já estamos amargando o efeito da CPMF, que afugentou investidores", disse José Osvaldo Morales Jr., da Novinvest.
Para ele, é necessário que o investidor saiba que Bolsa é um mercado considerado agressivo. "Dá para ganhar uma rentabilidade média de 6% ao mês, o que é bom, mas envolve um certo risco", disse. No ano, até sexta-feira, a Bovespa havia acumulado alta 66,4% (mas ela não tem limite de ganhos ou perdas).
A Bovespa admite que algumas regras poderão ser flexibilizadas, de acordo com o andamento do mercado.
Outro fator que impediria a diminuição da taxa de corretagem é o custo de manter uma estrutura de funcionamento no "after market" -um aumento de 5% a até 20% nos custos normais. (MaD)


Texto Anterior: Concorrência na Internet deve crescer até dezembro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.