|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Faturamento com 190 milhões
de unidades é de US$ 9 bi/ano
da Reportagem Local
A Whirlpool Corporation, uma
das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, produz 190
milhões de unidades por ano.
Com faturamento próximo de
US$ 9 bilhões, a empresa começou
a expandir seus negócios na América Latina e na Europa principalmente no início desta década.
Presente no mercado brasileiro
-por meio do grupo Brasmotor- desde 1958, a Whirlpool
acredita que o mercado de eletrodomésticos na América Latina vai
crescer muito mais do que na Europa e nos Estados Unidos.
Para aproveitar melhor as oportunidades dos mercados que considera emergentes, a empresa
anunciou ontem, nos Estados
Unidos, várias ações que colocará
em prática para ampliar sua participação no mercado mundial de
eletrodomésticos.
Além da compra do controle
acionário do grupo Brasmotor no
Brasil, a empresa anunciou a demissão de 4.700 empregados das
suas unidades localizadas na Ásia,
Europa e América do Norte.
Isso porque decidiu fechar unidades que eram consideradas ineficientes. Na China, a Whirlpool
informa que busca alianças estratégicas ou outras alternativas com
duas empresas que fabricam refrigeradores e aparelhos de ar condicionado.
Nos cálculos da empresa, essa
reestruturação vai custar cerca de
US$ 350 milhões e terá impacto
nos resultados do terceiro trimestre deste ano. A economia anual
com esse processo de reestruturação, a ser implementado até o ano
2000, pode chegar a US$ 180 milhões.
David R. Whitwam, chairman da
Whirlpool, também anunciou a
eleição de Hugo Miguel Etchenique, presidente do grupo Brasmotor, para ocupar posição no conselho de administração da empresa
norte-americana a partir de dezembro deste ano.
(FF)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|