São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIREITOS

Eles devem ser contratados

Blitz flagra 4.230 sem registro trabalhando

"DO AGORA"

Blitz feita ontem pela DRT-SP (Delegacia Regional do Trabalho), subordinada ao Ministério do Trabalho, em mais de cem municípios do Estado de São Paulo flagrou 4.230 trabalhadores sem registro em carteira em mais de 3.100 empresas do comércio. Esses funcionários agora devem ser contratados.
Mas a DRT estima que o número de trabalhadores sem registro seja o dobro do encontrado, pois, ao saber da blitz, algumas empresas "escondem" irregularidades.
Na capital, 110 fiscais percorreram ruas do comércio de roupas na região central, como José Paulino, Cesare Lombroso, Aimorés e Silva Pinto. Foram visitadas 820 empresas e encontrados mais de 650 trabalhadores sem registro.
A prioridade para essa fiscalização foi registro na carteira de trabalho. Onde havia trabalhadores sem registro, os empregadores foram notificados. Eles têm até sexta-feira para levar às delegacias a documentação de seus empregados para provar que eles têm registro. Caso contrário, serão obrigados a regularizar a situação.
Em caso de reincidência, os empregadores poderão ser multados. Se o empregador demitir o empregado, terá de honrar todos os direitos que pagaria a um funcionário com carteira assinada.
A megaoperação dos fiscais do trabalho será realizada uma vez por mês. Cada blitz será focada em um setor da economia e em uma região.
A escolha dos setores e das empresas fiscalizadas se baseia em prioridades do conselho sindical, formado por centrais sindicais e sindicatos. (FABIANA REWALD)


Texto Anterior: Balança: Comércio externo cresce em outubro
Próximo Texto: Trabalho: Petroleiros rejeitam proposta de reajuste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.