São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA recorrem à OMC contra veto a subsídio

DA REDAÇÃO

Os EUA apresentaram ontem uma apelação formal à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra a ação apresentada pelo Brasil que defende a ilegalidade dos subsídios americanos à produção e à exportação de algodão.
A organização havia decidido em favor do Brasil no dia 18 de junho. O painel da OMC entendeu que os EUA quebraram regras de comércio internacional ao subsidiar sua produção de algodão.
O Brasil reclamava que os americanos apenas conseguiram manter a posição de segundo maior produtor mundial de algodão graças a subsídios de US$ 12,5 bilhões concedidos a produtores.
Os EUA insistem em que o custeio à produção dos fazendeiros estão nos níveis permitidos.
Já a OMC diz que alguns dos programas de crédito do país para a produção de algodão são subsídios à exportação porque são fornecidos a taxas que não cobrem os custos de manutenção do programa a longo prazo.
Segundo a decisão do painel da organização, as ajudas aos produtores norte-americanos de algodão causaram "sérios prejuízos aos interesses do Brasil", e os EUA deveriam remover os subsídios ilegais "sem demora".


Texto Anterior: Mercosul fecha acordos com sul-americanos
Próximo Texto: Mercado financeiro: Estrangeiros retiram recursos da Bovespa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.