São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul fecha acordos com sul-americanos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) comemorou ontem a celebração dos acordos de livre comércio do Mercosul com a CAN (Comunidade Andina) -reúne Colômbia, Venezuela e Equador- e com o Peru.
"Creio que estamos dando um passo da maior importância para fazer da América do Sul uma área de livre comércio. Isso será a base para a constituição de uma Comunidade Sul-Americana de Nações", disse Amorim, na reunião do Conselho de Ministros da Aladi (Associação Latino-americana de Integração), em Montevidéu.
As negociações com a CAN se arrastavam havia alguns anos. Nos últimos quatro dias o Mercosul e os países andinos fizeram esforço para tentar finalizar as conversas. Os acordos foram oficialmente protocolizados na Aladi, passo necessário para que a área de livre comércio funcione.
Na semana retrasada, Amorim já defendera a criação de uma ampla área de livre comércio na América do Sul. Ontem, incluiu Cuba e México nos planos. "A presença de México e de Cuba e a perspectiva de acordos de livre comércio com eles nos anima a pensar em uma América Latina verdadeiramente forte."


Texto Anterior: Comércio exterior: Brasil associa uruguaio a "fracasso de Cancún"
Próximo Texto: EUA recorrem à OMC contra veto a subsídio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.