São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br

Costa quer ampliar acesso à banda larga

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, encaminhou ofício ontem à Anatel solicitando um estudo para avaliar a possibilidade de flexibilização das metas de instalação dos PSTs (Postos de Serviço de Telecomunicações) fixadas pelo PGMU (Plano Geral de Metas para a Universalização).
A proposta de Hélio Costa é que as empresas de telefonia passem a priorizar a implantação da infra-estrutura necessária para o acesso à banda larga nos municípios onde o PGMU exigia os PSTs.
Os PSTs são pontos telefônicos que as operadoras montam para atender pequenas comunidades. O plano de universalização tinha fixado uma meta de que, até 2010, 100% dos municípios com até 50 mil habitantes fossem atendidos com pelo menos um PST.
São regras como essa que devem ser flexibilizadas, além dos horários de atendimentos dos PSTs. Os postos são obrigados a ficar abertos oito horas por dia, e nem sempre existe essa necessidade. Por isso, muitos se tornam caros e tampouco atendem às comunidades.
Em contrapartida, Costa defende que as operadoras possibilitem a esses municípios o acesso à banda larga, principalmente naqueles que não têm ainda essa conexão, o que, na sua opinião, beneficiará escolas públicas, postos de saúde e órgãos públicos em geral.
A flexibilização do plano de universalização ocorre no momento em que o Ministério das Comunicações começa a discutir mudanças na Lei Geral de Telecomunicações. Costa tem se reunido com operadores para discutir a necessidade de modernizar a lei, que vai fazer dez anos e muitas de suas regras ficaram obsoletas com os avanços ocorridos na área.

Fiat usa moda para aproximar público em salão

Depois de levar um pouco do mundo automobilístico à última edição da São Paulo Fashion Week, a Fiat leva moda ao Salão do Automóvel em São Paulo. A montadora promove hoje desfile de dez looks da estilista Adriana Degreas, no Anhembi, baseados em conceitos da montadora. "Nós achamos que a moda tem alguns pontos em comum com a marca Fiat. O atributo da modernidade, da contemporaneidade, da proximidade", diz João Batista Ciaco, diretor de marketing e publicidade da montadora. Além disso, para Ciaco, ações fashion podem atrair mais a atenção do público.

JACARÉ NA ESPANHA
O empresário brasileiro Fernando Droghetti planeja uma invasão caipira na Europa: em 30 de novembro, inaugura nova unidade de sua rede especializada em mobiliário Jacaré do Brasil em Barcelona, na Espanha. A escolha do lugar é justificada pelo perfil da cidade. "Chegamos a pensar em Portugal, mas Barcelona é provavelmente a cidade mais simpática, mais aberta, mais transada da região", afirma Droghetti, que aposta no jeito "rústico sem ser folclórico" dos móveis. "Não temos nada muito artesanal ou étnico. As linhas são retas e a aparência é clássica", diz. Para abrir a loja européia, foram necessários investimentos da ordem de 300 mil.

LABUTA
Foram gerados mensalmente, em média, 153.756 postos de trabalho com carteira assinada de janeiro a setembro deste ano. O dado é do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, que será divulgado hoje pelo ministro Luiz Marinho, em Brasília.

NA CHINA
O Fórum Econômico Mundial escolheu a China para sediar, em setembro de 2007, seu primeiro evento sobre empresas de crescimento global.

CONSTRUÇÃO
O nível de emprego da construção civil brasileira aumentou 1,14% entre julho e agosto. O número de empregados formais no setor, 1,525 milhão, é o mais alto desde agosto de 1995, segundo pesquisa do Sinduscon-SP e da FGV Projetos. Dos novos empregados no mês, 60% estavam alocados em obras de edificações e 5,3% em obras de infra-estrutura.

DESEMBARQUE
Bill Parrett, CEO global da Deloitte, estará no Brasil amanhã para os 95 anos de atuação da empresa no país.

SUSTENTABILIDADE
Fábio Barbosa e José Berenguer, presidente e vice do Banco ABN Amro Real, se reuniram ontem com os donos das 22 maiores corretoras do país para discutir um tema pouco comum às suas rotinas. Em vez de ação e CDI , eles discutiram preceitos de sustentabilidade na relação comercial entre clientes e corretoras, com ênfase nos aspectos sócio-ambientais. Foram discutidos temas como a neutralização de emissão de carbono e melhores condições de trabalho. O banco tem promovido encontros como esse com todos os seus clientes.

NOVA SEGURADORA
Furnas escolhe, hoje, em pregão público, sua nova seguradora. O montante segurado é de R$ 17 bilhões e estão incluídos na lista todos os ativos da empresa, como usinas, por exemplo. A Bradesco é a atual titular do seguro, que expira no dia 31.

EXÓTICOS
Produtos "não tradicionais" exportados pelo Brasil já atingem os US$ 850 milhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento. Na lista dos exóticos estão tripas de suínos, dentes artificiais de acrílico e fraldas de papel.


Próximo Texto: Governo quer que BC leve juro real a 5%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.