São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROLAND DE BONADONA, da Accor Hotels

Muitas empresas já congelaram as viagens

FOLHA - Houve mudanças na empresa desde o início da crise?
ROLAND DE BONADONA - Mudanças, especificamente, não. Estamos seguindo o dia-a-dia da carteira de reservas e segurando projetos que entendemos como não-prioritários neste momento.

FOLHA - O sr. está mais pessimista?
BONADONA - Pessimista, não. Cauteloso, sim. Sem dúvida, a crise impacta na previsão de viagens. Muitas empresas já decretaram o "travel freeze", que é o "congelamento das viagens". Enquanto isso, outras estão demitindo, cancelando ou colocando projetos em compasso de espera. Como a economia vai crescer devagar, não há dúvida de que a indústria de viagens será impactada.

FOLHA - O plano de investimentos e de contratações mudou?
BONADONA - Nosso plano de investimentos para o desenvolvimento das marcas que operamos na América Latina, as redes Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis e Formule 1, mantém-se inalterado. Algumas contratações, no entanto, estão em compasso de espera.

FOLHA - A empresa e seus fornecedores estão tendo algum tipo de dificuldade de financiamento?
BONADONA - Hoje, a Accor Hospitality não se sente impactada nem passa por dificuldade de financiamento. No entanto acreditamos que o setor imobiliário possa enfrentar dificuldades no médio prazo.

FOLHA - A empresa refez os planos e metas para 2009?
BONADONA - Ainda não. Nossos planos de desenvolvimento estão programados até 2011 e estamos mantendo o ritmo previsto. Tivemos um excelente primeiro semestre, com volume de negócios de R$ 375 milhões, 23% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Esperamos a situação se estabilizar e consideramos que ainda é prematuro falar em queda de faturamento.

FOLHA - O governo brasileiro tem tomado medidas adequadas na condução da crise?
BONADONA - Em nosso entendimento, sim.

Texto Anterior: Vendas mantêm crescimento, mas ritmo é menor
Próximo Texto: Luiz Gonzaga Belluzzo: Pane ideológica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.