São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALCA

Evento terá representantes de 35 países, em Brasília

Cúpula parlamentar começa hoje a debater a integração na América

DA REPORTAGEM LOCAL

Começa hoje na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Cúpula Parlamentar de Integração Continental, evento que debaterá a participação parlamentar nas negociações e decisões sobre a integração hemisférica, no contexto para a formação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).
Estarão presentes ao encontro os presidentes das Casas Legislativas dos 35 países do continente americano. Embora não faça parte das negociações da Alca, Cuba participará da cúpula.
Segundo o deputado Marcos Cintra (PFL/SP), coordenador da cúpula, o Legislativo não pode ficar fora das negociações que envolvem a Alca. "O Legislativo tem de acompanhar as negociações, pois a Alca afetará a vida da sociedade nas próximas décadas."
Cintra diz que o objetivo da cúpula é trazer informações para que o Congresso brasileiro saiba o que estará em jogo no futuro. "Em 2005, o Congresso Nacional terá de ratificar, ou não, o acordo de criação da Alca."
Segundo o calendário estabelecido para a Alca, as negociações para sua criação terão de ser concluídas até o final de 2004. No ano seguinte, os 34 parlamentos (Cuba fica de fora) terão de aprová-la ou vetá-la. Se aprovada, começará a vigorar em 2006.
A cúpula terá início às 9h, com a sessão de abertura no plenário da Câmara. Entre outros, estão previstos os discursos de Aécio Neves (presidente da Câmara), de Ramez Tebet (presidente do Senado) e de Celso Lafer (ministro das Relações Exteriores). Amanhã, último dia da cúpula, o tema dos debates será "O Poder Legislativo e a Integração Continental".


Texto Anterior: Carros: Falta de aço já ameaça produção de veículos
Próximo Texto: Globalização: Crime e corrupção custam US$ 40 bi em investimento externo, diz estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.