UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA negociam em 2004 acordo com andinos

DA REDAÇÃO

Os EUA anunciaram ontem, em Miami, que iniciarão negociações separadas, no segundo trimestre do próximo ano, com quatro países andinos, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, a fim de acertar um acordo de livre comércio.
O representante de comércio exterior dos EUA, Robert Zoellick, disse que as negociações não enfraquecerão as conversas em torno da formação da Alca.
"Alguns países desejam ir adiante [rumo a um acordo de livre comércio] mais rapidamente. Com esses queremos tentar chegar até o fim", afirmou Zoellick.
Os quatro países já têm um acordo com os EUA que contempla benefícios em tarifas para alguns de seus produtos -um dos alvos é o combate ao narcotráfico. Criado em 1991, com duração de dez anos, o programa já foi renovado até 2006.
Segundo Zoellick, os tratados de livre comércio representam "um voto de confiança [dos EUA] nos países andinos, mas também no continente americano".
O anúncio é mais um passo na tentativa americana de integrar a região comercialmente. O país já tem acordos de livre comércio com Canadá, México e Chile e está em processo de negociação com a América Central e a República Dominicana.


Texto Anterior: Reunião de Miami: Amorim é alvo "ideológico" do governo Bush
Próximo Texto: EUA barram defesa canadense de Alca ampla
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.