UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush impõe cota a sutiãs e camisolas chineses

DA REDAÇÃO

O governo George W. Bush anunciou que vai impor cotas a importações de têxteis chineses. A medida reaqueceu as especulações de que os norte-americanos poderão adotar medidas protecionistas para estancar o seu hemorrágico déficit comercial.
As novas cotas atingirão apenas três produtos: camisolas, tecidos para malhas de tricô e sutiãs. No próximo ano, as compras desses produtos estarão limitadas a um crescimento de 7,5%.
Segundo Grant Aldonas, subsecretário de Comércio dos EUA, as cotas têm como objetivo frear a crescente entrada de produtos têxteis da China, o que estaria prejudicando indústrias americanas.
A justificativa é semelhante à dada para a imposição de sobretaxas ao aço, medida que acaba de ser condenada pela OMC (Organização Mundial do Comércio).
Aldonas disse que as importações de produtos têxteis chineses que não estão sob regime de cotas tiveram um aumento de 175% nos seis primeiros meses deste ano. No ano passado, o total exportado pela China em roupas e têxteis atingiu US$ 9 bilhões.
Apenas no ano passado, os EUA tiveram um déficit comercial de US$ 103 bilhões com os chineses.


Texto Anterior: Economia internacional: Investidor externo foge dos EUA e dólar cai
Próximo Texto: Petróleo atinge o maior preço desde guerra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.