São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A

Nova dose
Paulo Leme (Goldman Sachs) avalia que se deve trabalhar com a hipótese de outro aumento na taxa Selic em janeiro. A dose vai depender da tendência da inflação e da intensidade do programa de estabilização adotado pelo próximo governo.

Justa medida
A decisão de ontem do Copom de aumentar em três pontos percentuais a Selic, segundo Paulo Leme, veio na medida certa para quebrar a coluna vertebral das expectativas da inflação.

Capital...
Armando Monteiro Neto, da CNI, afirma que o presidente eleito dispõe de condições extraordinárias para enfrentar questões que os governos passados negligenciaram. O melhor exemplo é a reforma da Previdência.

...de sobra
Com um grande capital político e uma credibilidade insuspeita, Monteiro Neto aposta no novo governo para conseguir atingir o equilíbrio fiscal no médio e longo prazo.

Território paulista
A Vale do Rio Doce inaugura amanhã um escritório em São Paulo. O local será a base das equipes comerciais da Logística CVRD. É o décimo escritório regional da empresa.

Fiscalização
A ANP (Agência Nacional de Petróleo) registrou um aumento de 31% nas operações de fiscalização de postos de gasolinas neste ano. O total de interdições de postos subiu 69%. O número de autuações aumentou 71%.

Na rede
O BNDES anuncia hoje o vencedor de concurso realizado na internet. Durante 45 dias, internautas responderam perguntas sobre o banco. O vencedor visitará um dos projetos do BNDES em qualquer lugar do país.

Dinheiro de plástico
Na primeira quinzena de dezembro, a Redecard registrou um aumento de 51,62% no faturamento de cartões de débito da bandeira MasterCard em relação ao mesmo período de 2001. Nos cartões de crédito, o crescimento atingiu 14,58%.

Conta gorda
A Comgás acaba de fazer uma concorrência com a participação de nove instituições financeiras. O Itaú venceu a disputa e será o responsável pela implantação do plano de previdência privada da empresa.

Expansão
A Suvinil inicia 2003 com a construção de uma nova fábrica no complexo industrial de tintas e vernizes, em São Bernardo do Campo (SP). A nova unidade deve ser inaugurada no segundo semestre, com investimentos de R$ 10 milhões.

Receita
O grupo Marsh, uma das maiores corretoras de seguros, reúne hoje, em São Paulo,os presidentes das principais companhias de seguros do país. Para finalizar o ano, eles vão ter uma aula de gastronomia com o chef Edinho Engel.

Lixo em alta
Em três meses, o Programa Reciclagem Solidária de Cooperativas (da Recicloteca e da AmBev) aumentou em 47% o volume de embalagens PET recolhidas nas ruas do Rio. A coleta mensal passou de 99.700 quilos para 146.266 quilos.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br


ANÁLISE

Na direção certa

A decisão do Copom de ontem foi o passo certo para a redução do risco Brasil, sobretudo por ter se dado após as mensagens emitidas por Henrique Meirelles na sabatina do Senado.
A afirmação é do economista Octavio de Barros, do BBV Banco. Para ele, o que pavimenta o caminho para a redução do risco é uma combinação de três coisas: a política monetária autônoma e não leniente com a inflação prometida por Henrique Meirelles no Banco Central, o discurso fiscal contundente e direto de Antônio Palocci e a decisão do Copom.
"Mais cedo do que muita gente supõe, o risco Brasil tende a convergir de volta para a média dos mercados emergentes. Onde sempre esteve, diga-se de passagem", diz o economista.


NO MERCADO

Os bons resultados operacionais e o otimismo com o setor levaram as ações PN da Telesp Celular a uma alta de 6,44%, o maior destaque de ontem dentre os dez papéis mais negociados na Bolsa de Valores de São Paulo.


FRASE

Deve-se trabalhar com a hipótese de um novo aumento de juros em janeiro


Paulo Leme, do Goldman Sachs


NÚMEROS

6,6%
Foi a queda acumulada nos preços do dólar nos últimos sete dias, conforme pesquisa da Folha.

R$ 205,93
Foi o preço da cesta básica dos paulistanos ontem. A queda foi de 0,39%, segundo o Dieese/Procon.


Próximo Texto: Paulada no dragão: BC eleva juros a 25%, maior taxa desde 99
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.