São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Rendimento mantém queda

Emprego na indústria cresce pelo segundo mês

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

Pelo segundo mês consecutivo, o emprego na indústria cresceu em outubro. Foi, no entanto, uma expansão ainda modesta: 0,4% na comparação com setembro.
Apesar da melhora, o acumulado do ano registra queda de 1,2%. Já em relação a outubro de 2001, o indicador ficou praticamente estável: redução de apenas 0,1%.
De acordo com o IBGE, os dados mostram uma suave recuperação do emprego no setor industrial. A melhora foi generalizada, segundo a técnica Denise Cordovil, do IBGE. É que em 10 dos 14 locais pesquisados as empresas contrataram mais empregados. O mesmo ocorreu em 13 dos 18 segmentos da indústria analisados.
Para Cordovil, a pequena melhora se deve ao crescimento mais intenso da produção da indústria nos últimos meses.
A indústria vive um período de retomada do nível de atividade. É o caso de São Paulo, onde o número de empregados na indústria subiu 0,5% na comparação com setembro, impulsionado pelo aumento da produção. A alta foi a de maior impacto na taxa média.
Mesmo com uma discreta melhora do emprego, o rendimento do trabalhador se mantém em queda. O total da folha de pagamento -salários, benefícios, horas extras e outros- caiu 0,5% ante outubro do ano passado. Ficou, porém, praticamente estável em relação a setembro (0,1%).


Texto Anterior: Conjuntura: País é antepenúltimo em competitividade
Próximo Texto: Previdência: Governo facilita pedido de aposentadoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.