São Paulo, quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Citroën faz recall de C3 e Xsara Picasso

Empresa diz que defeito no pedal que mantém luz do freio acesa atinge 18 mil carros e pode causar acidente

DA FOLHA ONLINE

A Citroën do Brasil anunciou ontem um recall de 18.186 veículos, sendo 13.199 do modelo C3 e 4.987 do Xsara Picasso, fabricados nos anos de 2006 e 2007. Os proprietários devem comparecer a uma das concessionárias da montadora para que seja realizada a substituição gratuita do interruptor do pedal do freio do veículo.
Por meio de comunicado, a empresa informa ter sido constatado o possível superaquecimento do pedal, fazendo com que as luzes de freio permaneçam constantemente acesas. Segundo a Citroën, o defeito "impossibilita aos demais veículos receberem a informação de frenagem e redução de velocidade, com riscos de acidentes de trânsito".
A campanha tem prazo de duração indeterminado. Para mais informações, a Citroën disponibilizou a Central de Atendimento ao Cliente, no telefone 0800-118088, ou qualquer concessionária da rede.
De acordo com o último balanço da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em 2007 foram vendidas 26.307 unidades do C3 e 9.351 unidades do Xsara Picasso. Em 2006, foram vendidas, respectivamente, 22.162 e 9.842 unidades de cada modelo.
Trata-se do segundo problema envolvendo o C3 no ano. No mês de julho, a Citroën convocou recall para verificar a conexão entre o filtro e a mangueira de combustível -uma rebarba indevida poderia causar desprendimento e resultar em incêndio.
A Fundação Procon-SP afirma que pelo fato de o defeito ocasionar a possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários do veículo e de terceiros, o atendimento deve ser de imediato.
"O recall envolve os modelos adquiridos de fábrica e concessionária ou de pessoa física. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo ou substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor", orienta o Procon-SP.
A entidade também destaca a importância de se guardar a nota fiscal por tempo indeterminado, comprovando o reparo ou carta registrando a não realização de conserto.


Confira os chassis dos carros envolvidos no recall:
C3: 6B520461 a 8B500109
Xsara Picasso: 6B520715 a 7B507949


Texto Anterior: TV em cores é o produto com a maior expansão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.