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TELECOMUNICAÇÕES
Meta é combater concorrência
Telebrasília dará 20 mil celulares digitais
FERNANDO GODINHO
da Sucursal de Brasília
Para enfrentar a concorrência da
iniciativa privada no disputado
mercado da telefonia celular, a Telebrasília (estatal que atua no Distrito Federal e em regiões de Goiás
e Minas Gerais) vai distribuir aparelhos telefônicos digitais para
seus principais clientes.
A operação vai custar à estatal
pelo menos R$ 8,4 milhões -dinheiro gasto com a compra de 20
mil aparelhos, que serão entregues
aos assinantes gratuitamente.
O sistema digital permite maior
qualidade de comunicação que o
analógico (usado na maioria dos
celulares), além de serviços como
pager (bip) e localização de chamadas.
Em uma primeira etapa, 18 mil
clientes serão beneficiados pela estratégia da Telebrasília. Eles receberam uma correspondência da
empresa informando que ganharão um novo aparelho habilitado,
sem nenhum custo adicional.
O Distrito Federal é a única região do país onde já existe concorrência entre os setores público
(Telebrasília) e privado (Americel)
pela clientela da telefonia celular.
Formada por fundos de pensão
de estatais brasileiras e pelas canadenses Bell Canadá e Telesystem, a
Americel começou a funcionar
neste mês com um sistema totalmente digitalizado.
A primeira medida da Telebrasília para enfrentar a concorrência
privada foi adotada em novembro
do ano passado, quando a estatal
anunciou uma redução nos preços
do seus serviços de telefonia celular. O custo da habilitação caiu
54,03% e o da assinatura foi reduzido em 19,19%.
Entre outubro e novembro,
quando a Americel já havia iniciado a oferta de serviços, a Telebrasília perdeu 120 assinantes de celular. A distribuição gratuita de celulares digitais é uma nova tentativa
para evitar a perda de clientes.
Os assinantes apresentarão a
correspondência da Telebrasília
em qualquer loja da empresa e receberão um aparelho digital já habilitado, sem nenhum custo, a
partir da próxima quinta-feira.
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