São Paulo, terça, 20 de janeiro de 1998.



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TELECOMUNICAÇÕES
Meta é combater concorrência
Telebrasília dará 20 mil celulares digitais

FERNANDO GODINHO
da Sucursal de Brasília

Para enfrentar a concorrência da iniciativa privada no disputado mercado da telefonia celular, a Telebrasília (estatal que atua no Distrito Federal e em regiões de Goiás e Minas Gerais) vai distribuir aparelhos telefônicos digitais para seus principais clientes.
A operação vai custar à estatal pelo menos R$ 8,4 milhões -dinheiro gasto com a compra de 20 mil aparelhos, que serão entregues aos assinantes gratuitamente.
O sistema digital permite maior qualidade de comunicação que o analógico (usado na maioria dos celulares), além de serviços como pager (bip) e localização de chamadas.
Em uma primeira etapa, 18 mil clientes serão beneficiados pela estratégia da Telebrasília. Eles receberam uma correspondência da empresa informando que ganharão um novo aparelho habilitado, sem nenhum custo adicional.
O Distrito Federal é a única região do país onde já existe concorrência entre os setores público (Telebrasília) e privado (Americel) pela clientela da telefonia celular.
Formada por fundos de pensão de estatais brasileiras e pelas canadenses Bell Canadá e Telesystem, a Americel começou a funcionar neste mês com um sistema totalmente digitalizado.
A primeira medida da Telebrasília para enfrentar a concorrência privada foi adotada em novembro do ano passado, quando a estatal anunciou uma redução nos preços do seus serviços de telefonia celular. O custo da habilitação caiu 54,03% e o da assinatura foi reduzido em 19,19%.
Entre outubro e novembro, quando a Americel já havia iniciado a oferta de serviços, a Telebrasília perdeu 120 assinantes de celular. A distribuição gratuita de celulares digitais é uma nova tentativa para evitar a perda de clientes.
Os assinantes apresentarão a correspondência da Telebrasília em qualquer loja da empresa e receberão um aparelho digital já habilitado, sem nenhum custo, a partir da próxima quinta-feira.



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