São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 2001

Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A


Para fechar
A Telecom Italia está prestes a fechar a compra das operadoras de celular da banda B Americel (regiões Norte e Centro-Oeste) e Telet (Rio Grande do Sul). Há cerca de três meses, o Opportunity, os fundo de pensão e a TIW, sócios das duas empresas de celular, anunciaram a disposição de vendê-las. Negócio de US$ 200 milhões.

Em aberto
A Telecom Italia também está discutindo com o Opportunity uma saída para o impasse na Brasil Telecom. Os dois são sócios na companhia e vivem às turras. A italiana Giulia Nobili, uma das principais executivas da Telecom Italia, está no Brasil, junto com uma equipe de assessores, negociando uma saída com Daniel Dantas.

Flores...
Everardo Maciel (Receita Federal) ligou ontem para o presidente da Febrabran e do Itaú, Roberto Setubal, para elogiar o apoio concedido pelo banqueiro à lei de quebra do sigilo bancário. Ele ficou surpreso com as declarações de Setubal, já que muitos presidentes de confederações têm criticado o projeto.

...e pedras
Maciel não poupou, por exemplo, Alfried Ploger, presidente da Abrasca, que disse que a lei era pior do que na época do regime militar. O pior, segundo Maciel, é que Ploger falou que estava correndo risco de alguém entrar em sua casa e pegar dólares guardados. "Ainda por cima, ele se declarou réu confesso", diz Maciel.

Supercomputador
O Banco do Brasil inaugura hoje, em Brasília, o maior computador para processamento de aplicações comerciais do mundo. A aquisição permitirá que o banco processe 20,7 milhões de instruções por segundo, dez vezes mais do que hoje. O BB pretende instalar mais três.

Recuperado
Passa bem o banqueiro Olavo Egydio Setubal, 77, presidente da Itaúsa. Foi submetido a uma cirurgia no coração na semana passada e ontem deixou a UTI do Hospital Sírio Libanês. Deve receber alta nos próximos dias.

Privatização
O mercado prepara mais uma fornada de novos fundos de privatização, de olho na venda pulverizada de ações de Furnas Centrais Elétricas.

Otimismo
Josmar Verillo, presidente da Klabin, estima que o setor de papel de embalagens crescerá de 6% a 6,5% este ano, 2% a mais do que o PIB. Esse crescimento é fundamental para a empresa. No ano passado, a Klabin comprou a Riocell e a Igaras, o que aumentou sua dívida.

Acerto
Para Victorio de Marchi, da AmBev, é acertada a escolha de Celso Lafer como novo ministro das Relações Exteriores. Motivo: a larga vivência acadêmica de Lafer como titular da cadeira de Teoria Geral do Direito da USP e na condução de negociações em comércio exterior.

Carnaval
A Brahma vai retratar este ano as principais praias do Rio de Janeiro no cenário de 2.500 metros quadrados do seu camarote de Carnaval na Sapucaí. Já a Skol lança na próxima quarta-feira 2,4 milhões de latinhas decoradas para o CaboFolia, o pré-Carnaval de Cabo Frio.


E-mail - guilherme.barros@uol.com.br



ANÁLISE
Juros reais de um dígito

Para muitos, são poucas as chances de que isso aconteça. Para alguns, é até impossível. Mas existe uma possibilidade de que isso aconteça. O que se fala é que o ano pode terminar com taxa real de juros básicos abaixo de 10%. Ou seja, juros reais de um dígito, o que não acontece no Brasil há muito tempo.
O cálculo é simples. Os juros no Brasil (taxa Selic ) são calculados pelo Banco Central tomando como base os juros americanos e o spread de risco dos papéis da dívida externa brasileira. Tanto um como outro índice podem ficar este ano abaixo de 5%.
Se isso acontecer, o ex-presidente do BC Gustavo Franco atribui o resultado a dois fatores: à política fiscal e ao regime de flutuação do câmbio.



NO MERCADO

A valorização de 4% da Bolsa de Valores de São Paulo nesta semana beneficiou a maior parte das ações negociadas. Dos 57 papéis que formam o Ibovespa, índice que reflete o comportamento das principais ações, 48 terminaram a semana em alta.



FRASE

"O nosso plano era caminhar gradualmente para um regime de câmbio flutuante."
Gustavo Franco, ex-BC




Próximo Texto: Resultados: Indústria do rock fatura R$ 500 mi no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.