São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂMBIO

Alta do euro preocupa bloco

Europeus defendem estabilidade da moeda

DA REDAÇÃO

Os ministros das Finanças da zona do euro e o Banco Central Europeu emitiram ontem um comunicado conjunto em que expõem uma preocupação com bruscas oscilações cambiais. Para analistas, houve uma mudança de atitude, e os países deixaram de defender um euro "forte" e agora apóiam uma moeda "estável".
O objetivo das autoridades econômicas do bloco de 12 países que utilizam a moeda única foi afinar o discurso às vésperas do encontro dos ministros do G7 (os sete países mais ricos), nos dias 6 e 7 de fevereiro, na Flórida (EUA).
"Diante das circunstâncias, nós particularmente enfatizamos estabilidade e estamos preocupados com movimentos excessivos na taxa de câmbio", diz o documento. "Continuaremos a monitorar a situação de perto e conduziremos políticas de apoio à recuperação econômica em um ambiente de estabilidade macroeconômica." De um ano para cá o euro teve uma valorização de quase 30% na comparação com o dólar. A alta compromete a competitividade dos exportadores do bloco.


Texto Anterior: Expectativa é que taxa básica caia 0,5 ponto
Próximo Texto: Trabalho: IBM deve abrir vagas em emergentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.